Novo exame de sangue detecta problemas cardí­acos ocultos

01/03/2016

Um novo exame de sangue pode ajudar a diagnosticar problemas cardíacos hereditários, de acordo com a British Heart Foundation.

Pesquisadores financiados pela instituição de caridade descobriram que, ao analisar um grupo específico de genes, conseguem detectar de forma segura problemas que paciente desconhecia.

Os testes genéticos até então disponíveis analisam um pequeno número de genes e só podem identificar condições específicas, o que implica em custos mais altos e tempo de diagnóstico maior - uma grande barreira para disponibilizar o teste nos sistemas públicos de saúde.

Mas pesquisadores do Imperial College London e MRC Clinical Sciences Centre dizem que o novo teste, que analisa 174 genes, é mais rápido e confiável.

O método, já disponibilizado em dois hospitais na Inglaterra, vem testando, com sucesso, cerca de 40 pessoas por mês.

 

Fonte: BBC Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS

18 2016

Em campanha contra Aedes aegypti, militares visitam sistema de escolas públicas

Os militares, que começaram no último sábado uma intensa campanha de combate aos criadouros do Aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika e a chicungunha, foram nesta quarta-feira a escolas públicas para fazer palestras de conscientização.

 

Nas visitas, nas quais os soldados conversaram principalmente com estudantes do ensino médio e dos últimos anos do ensino fundamental, eles procuram informar sobre a necessidade de colaborar no combate ao mosquito.

 

Só no Rio de Janeiro os militares pretendem visitar 502 escolas públicas até a próxima sexta-feira. Esta fase foi iniciada pelos fuzileiros da Marinha na Baixada Fluminense.

 

De acordo com o comandante da Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti, Jorge Luiz Cordeiro das Neves, a ideia agora é atingir os estudantes, devido a seu potencial multiplicador das informações tanto em casa quanto nas redes sociais.

 

"Consideramos que estamos em uma etapa muito importante deste processo de combate ao mosquito, que é a conscientização desses meninos. Contamos com militares treinados para repassar os conhecimentos de forma simples e direta para eles", afirmou.

 

Segundo ele, "a mensagem poderá ser levada para dentro das casas e mais pessoas saberão da importância de o mosquito ser eliminado".

 

Esta é a quarta etapa da campanha iniciada pelos militares para combater o Aedes aegypti e que mobiliza cerca de 200 mil homens das Forças Armadas. Sob o lema "Zika Zero", o objetivo é inspecionar 3 milhões de residências em 350 cidades do Brasil.